domingo, 24 de novembro de 2019

A CRISE ECONÔMICA E AS TAXAS DE DESEMPREGO NO BRASIL


                                      Alunos:  Daniel Rodrigues,                                                       Peterson Wallace,
                                                              Roger Souza,
                                                              Ruane Laisa,                                                        Stephany Soares,
                                                        Vanessa Santos.



Resumo 
  A crise econômica é o declínio da atividade econômica de um país,nela resulta o enfraquecimento das empresas,geralmente a crise econômica vem acompanhada após uma crise política
Com o aumento das taxas impostas pelo governo e a competitividade acirradas, as empresas. tomaram varias ações para se tornarem competitivas e se manterem no mercado de trabalho,com essas ações vem a redução de mão de obra,onde gera um efeito dominó, e com mais pessoas desempregadas,o consumo interno vai descaindo ,provocando o encarecimento dos produtos internos.

Abstract:
The economic crisis is the decline of the economic activity of a country, resulting in the weakening of companies, usually the economic crisis comes after a political crisis.
With rising government-imposed rates and fierce competitiveness, companies. They took several actions to become competitive and stay in the labor market, with these actions comes the reduction of labor, which generates a domino effect, and with more unemployed people, domestic consumption is falling, causing the increase of domestic products.

Palavras chaves:
Empreendedorismo,economia,desemprego

A crise econômica brasileira

A crise econômica brasileira vem desde 2008,após uma crise global,que foi uma das principais causas que afetou o mercado internacional,que passou a ter um agravamento em meio ao ano de 2014,trazendo varias conseqüências
O Brasil é um grande exportador de matéria prima,mais conhecidos por commodities ,cujo os presos são determinados pelo mercado internacional.
Com a crise global o valor dessa matéria prima caiu afetando as exportações brasileiras, e com isso o governo brasileiro adotou novos métodos para não serem tão abalados pela crise ,como a utilização de grandes bancos públicos para recuperar o crédito no país, oferecendo linhas e dando incentivos financeiros ,junto com orientações aos grandes bancos para que houvesse uma redução nas taxas de juros. Mas mesmo com as várias ações tomadas pelo governo para combater a crise não foram suficientes para estabilizar a economia.
Nesse período, o setor que mais sofreu no Brasil foi a indústria a capacidade de consumo das famílias caiu e as indústrias foram forçadas a realizarem demissões em grande quantidade.
Como a Petrobras, a Petrobras sofreu um forte abalo financeiro, após a revelação de um ato de corrupção, com isso a situação financeira dela piorou bastante, fazendo com que a Petrobras tivesse uma das maiores dívidas entre todas as petroleiras.
Nesse período de crise ocorre a Valorização Cambial.
A Valorização Cambial gera a queda de exportações e permite o crescimento de importações o que conseqüentemente trás o aumento da inflação.
Com esse crescimento de gastos, em 2016 o governo propôs o PEC 241 ou PEC do fim do mundo que teve como proposta congelar o crescimento de gastos públicos na área de educação e saúde, com a imposição de um limite máximo para esses gastos.

Desemprego
O desemprego veio atingindo parte da população brasileira repentinamente ,pegando a maioria de surpresa,trazendo varias conseqüências para a população,que com isso veio a diminuição do consumir,abaixando os índices do PIB no pais e levando as pessoas para as ruas,a fim de arrecadar de alguma forma renda para manter a família , muitos deles começam ingressam na carreira de  empreendedor


Taxas de desemprego no Brasil

No ano de 2014,o Brasil teve em media 6,7 milhões de desempregados,em 2015 a taxa média de desemprego subiu para 10 milhões, em 2016 a média foi de 11 milhões já em 2017 a média subiu para 13 milhões,em 2018 esse número chegou á 12,8 milhões, e de acordo com o IBGE a taxa de desocupação encerrada no trimestre de setembro de 2019 o Brasil tem 12,5 milhões de desocupados.
A maior parte desse aumento se deu no período de 2014 á 2016.
É fato que a crise econômica atual ajudou nesse aumento de desemprego no Brasil.

Empreendedorismo
Muitos brasileiros a fim de reverter essa situação resolvem criar um meio de arrecadar dinheiro, ou seja, ser o fundador do seu próprio negócio, virar um empreendedor, colocando as idéias em praticas para ter uma renda, seja ela como transportes de aplicativos, pequenas lojas, trabalhos domésticos, pequena empresa de lanches, dentre outros
A diferentes tipos de empreendedor, seja ele individual, coletivo, social ou corporativo, ser um empreendedor atualmente esta beneficiando cada vez mais os desempregados, que buscam uma nova qualidade de vida.

Conclusão
Vemos que o desemprego é caracterizado pela falta de trabalho remunerado, o que deixa famílias sem fonte de renda e incapazes de garantir o próprio sustento. O desemprego é um grave problema, pois resulta no aumento da fome, da criminalidade e da vida indigna para os cidadãos.
 



Referências:




Video:

https://youtu.be/j7IPxyKQE6o

Nenhum comentário:

Postar um comentário