sábado, 23 de novembro de 2019


A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Cicera Marcia
 Liliane da Silva
Melissa Valeria
    Myckaelly Costa
Railane Santos
                 Orientador: Yuri Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como proposito compreender a introdução das novas tecnologias na educação, e o seu contexto histórico. Tendo assim por objetivo averígua a cooperação de tais tecnologias para o aprendizado.  Mostrando a importância da tecnologia e comunicação dentro da educação, os desafios encarados por educadores e alunos, o progresso de ensino a distancia (EAD), e as adversidades existentes para sua implantação. E como e importante que os gestores e educadores vejam este processo como uma nova metodologia de ensino. Finalizando trazendo os pontos positivos e negativos que permeiam todo esse processo.

Palavras-chave: Educação, Tecnologia, Ensino, Alunos, Facilitação.

 Abstract

This article aims to understand the introduction of new technologies in education, and their historical context. Thus aiming to ascertain the cooperation of such technologies for learning. Thus showing the importance of technology and communication within education, the challenges faced by educators and students, the progress of distance learning (EAD), and the adversities that exist for its implementation. And how important it is that managers and educators see this process as a new teaching methodology. Finally bringing the positives and negatives that permeate this whole process.

Key Word: Education, Technology, Teaching, Students, Facilitation

  O século XXI tem sido marcado pelo desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, com o consumo maior da informática, e da internet.  Atualmente esses recursos tecnológicos têm sido utilizados como ferramenta para o ensino e aprendizagem, no momento em que se fala em tecnologia, imediatamente já temos a convicção que seja computadores, celulares e tabletes; mas na realidade é algo mais além do que isso, então podemos dizer que é, uma união de atitudes, modos e procedimentos que nos seres humanos utilizamos em nossas ocupações.  Através disso podemos comprovar que a tecnologia sempre foi usada, desde o uso da madeira para os meios tecnológicos, segundo alguns estudiosos, como o filosofo Demerval Bruzzi. A realidade e que as tecnologia sempre existiu, desde os primórdios, quando o ser humano começou a criar recursos para facilitar a sua sobrevivência.
       
Na área educacional não foi diferente, a comprovação disso e o processo de ferramentas que foram criadas através do tempo, que serviu para o ensino aprendizagem dos alunos, o surgimento do quadro negro e outras tecnologias como o lápis, a calculadora, caneta esferográfica e várias outras até chegarem a utilizar a tecnologia como um meio de informação e comunicação. E com todas essas descobertas logo os alunos passaram a criar materiais e compartilhar pelos computadores e dispositivos móveis.  

 Com todos esses surgimentos, os docentes e professores criaram um meio de discussões e lugares para fala, e para facilita. Como exemplo a criação das provas online e grupos de redes sociais que também são palcos de ensino, esses espaços permitem que os alunos se expressem por diversas mídias como imagens, textos, vídeos. Que a tecnologia e indispensável para a educação isso já sabemos, pois a privação desse entendimento vem criando no mundo contemporâneo a mesma isenção que o analfabeto sofre no mundo da escrita. Sem esquecer que o educador tem que sempre esta disposta a se inovar, pois não resta duvidas que a utilização da comunicação online atenda ás novas necessidades dos alunos.

  Tecnologia no método de ensino e aprendizagem

 A metodologia de ensino e de grande importância, pois com ela os professores conseguem administrar e deixa suas aulas mais interativas e seus alunos cada vez mais entusiasmados. E com o avanço da tecnologia muitas escolas resolveram implantar novos métodos de ensino, a utilização da informática e da internet, deu o livre acesso e facilitação a estudantes a se comunicar e apresenta varias informação em apenas um único meio de acesso. Isso facilitou muito, até fora do ambiente escolar, à acessibilidade a conteúdos como pesquisas, videoaula que ajudar muito na hora dos estudos e muitas outras ferramentas que só contribuir para a construção do conhecimento, em qualquer lugar do mundo.

No aprendizado podem ser apresentadas diferentes teorias; inicial seria a de “behaviorismo” que garantir que o aprendizado uma troca de estímulos, essa teoria foi proposta por John B. Watson em meados do século XX, sendo a outra forma de aprendizado a “epistemologia genética” por Jean Piaget em meados do século XX, que diz que o aprendizado e uma combinação de estruturas inerentes de uma pessoa e uma interação dela com o objeto de estudo. O aprendizado não só uma repetição, mas também de um processo de construção e reconstrução, fazendo sempre o possível para cumprir as mudanças propostas.

Impactos e os seus desafios

São muitos os desafios encontrados com a chegada da tecnologia no sistema educacional, entre eles estão à apropriação dos educadores, o compromisso de está sempre dispostos a mudar e se atualizar, pois a tecnologia está em constante desenvolvimento. Já e evidente que não e mais possível controlar a rapidez da informação, que vem levando a educação e o conhecimento, onde antes era impossível chegar. Essas novas práticas tecnológicas vieram trazendo certo tipo de inquietação e um tipo de concepção errada de uma parcela grande das pessoas, que, não possa existir uma maneira diferente de se educar.

Novas metodologias foram criadas para a facilitação e a promoção do ensino com qualidade e rapidez, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferentes de aplicar o conteúdo, não e diferente fora do meio escolar. Segundo pesquisas as ferramentas mais utilizadas foram do ambiente escolar são tecnológicas, alguns alunos afirmam que lá encontram todo apoio e descomplicação com conteúdos da internet, vídeos aulas e muito mais. Nem todos os educadores vêm com bons olhos todo esse livre acesso á toda essa facilidade, muitos acreditam que só as aulas explicativas sejam necessárias, não desmerecendo esses recursos que nos trouce e nós trazem resultados incríveis, mais a verdade que e necessário evoluir.

Que a união da tecnologia com a educação e um desafio isso já sabemos, e uma tarefa difícil que exige preparação e condição, pois a falta de estrutura também impede que essa evolução aconteça.  Com alunos cada vez mais conectados com a área digital e desconectados com a aula, educadores tem cada vez mais procurado  modificar algumas metodologias e maneiras para manter a curiosidade e atenção dos alunos.  Mais só isso não e necessário, não adianta só os professores procurar modificar suas formas de ensina se os alunos não procuram se policiar só os educadores não resolvem. Deixando claro que as novas tecnologias não tomam o lugar do professor, podem ate chegar a modificar algumas funções mais nunca o substitui.

Educação à distância

O EAD (ensino à distância) é um método de ensino educacional flexível, transmitido pela internet através de computadores, celulares, etc. Que Foi criado no século XVIII, no ano de 1728 em Boston Estados Unidos, pelo professor Calebe Philips. Segundo alguns estudos o primeiro curso relatado no Brasil, surgiu no ano de 1904, feito através de correspondência, mais em 19 de dezembro do ano de 2005 foi incluído oficialmente no decreto N° 5.622.

Esse método proporciona tanto para os professores quanto para os alunos, comodidade e inovação, pois os alunos e os professores não precisam estar no mesmo ambiente para ensinar e aprender. Diferente das aulas comuns que tem um horário específico para cada matéria, os alunos fazem seu próprio horário.

 O EAD foi só aprimorando ao longo do tempo, mas com o mesmo objetivo que é compartilhar conhecimento a todos em qualquer hora e graças à tecnologia temos acesso aos mesmos conteúdos que temos nas salas de aula, e quem sabe até mais. Hoje em dia o Brasil possui mais de dois milhões de pessoas inscritas nesse sistema. Vale ressalta que o diploma da EAD vale o mesmo do ensino convencional. Porém só se pode aprender se o aluno (a), realmente se interessar e, se dedicar totalmente, e se o professor for realmente capacitado.


Problemas para a implantação

 O avanço da tecnologia e a grande participação dentro de atividades diárias da educação trouxeram melhores formações de ensino para
 os alunos e aulas diversificadas para o melhor ensinamento. Contudo ainda é um assunto com muitos questionamentos direcionado ao custo preciso para a instalação desses equipamentos. (Não podendo especifica-los, pois cada escola tem uma base de funcionamento diferente), também a condição das escolas, a falta de preparação de alguns educadores e a carência de entendimento ao assunto em questão. Fatos também sobre escolas sem o espaço necessário, e dificuldades para conseguir os equipamentos. O posicionamento de alguns alunos e a imaginada questão de que os professores serão substituídos pelos novos equipamentos.

Com a devida ajuda dos professores interessados em aprimorar seus ensinos, e auxilia os seus alunos nessa nova fase, e com a ajuda dos mesmos para a facilitação da nova experiência e interesse, podendo assim deixar mais fácil à adaptação, começando por meios de tecnologias mais atuais como: (Seminários, projetos, atividades online). Assim podendo ir criando novas ideias, com menos custos e menos prioridade de espaços para  melhor experiência. E com isso respondendo cada vez mais perguntas, melhorando os meios de ensino, adaptando-se a nova atualidade e podendo conquistar espaço e confiança das pessoas, ganhando mais oportunidades nas escolas, com cada vez mais ideias para serem aprimoradas e levadas com certeza de soluções para outros pontos de instrução e educação, causando cada vez mais atrativo a eficácia e a diversidade no ensino com a tecnologia.

Benefícios trazidos por esse processo

Do ensino básico ao médio, a educação é uma área que se beneficia com processos tecnológicos e cada vez mais está conectada aos nossos dia-a-dia, alguns dos principais benefícios podemos destacar a melhoria na qualidade de ensino. Essa tecnologia traz possibilidades dos alunos se aproximarem um do outro e se interessa mais pela aula procurando mais informações sobre o assunto, a aula fica mais interessante na escola há vários alunos que desistir de estuda por conta que acham algumas aulas entediante e desnecessárias, mas com os avanços da tecnologia alguns começam a ver a aula mais interessante, e até estimula a busca pelo conhecimento.

 A facilitação e tão grande que alguns professores decidem fazer seus trabalhos utilizando diferentes plataformas, como o blog, até mesmo a plataforma do aplicativo Facebook como facilitação para a comunicação de trabalhos, provas-online sem a precisão de o aluno sair de casa. A produção de artigos já visando preparar seus alunos para uma futura carreira acadêmica, e sem falar que já estimula o aluno a ter contato com meios tecnológicos.   Esses benefícios citados a cima e muito importante para o ensino como também tornar as aulas mais interessantes, e provocam a curiosidade e concentração dos alunos, e melhora o rendimento, e auxilia os educadores a dinamizar as aulas e contribuem para o aproveitamento escolar extraclasse. E muito importante uma ferramenta como essa que dinamizar o processo de ensino aprendizagem, e aplicado de modo responsável e criativo, e traz diferentes benefícios para alunos e educadores.

Conclusão

Vivemos em um mundo globalizado, onde existir as mais diversas tecnologias para aperfeiçoar inúmeras áreas. A introdução da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e um período de transformação de mudanças e de quebra de padrões, e que ser for aplicada da maneira correta podem trazer benefícios para alunos e para toda uma gestão educacional. Mais para a inserção dos recursos tecnológicos acontecerem no ambiente escolar, e indispensável à colaboração tanto dos docentes quanto dos educadores. O aluno do século XXI e nato na aria digital, parece ter dons para lidar com meios tecnológicos, por isso e necessário que o sistema educacional intenda a importância de se adequar esse processo, pois tudo indicar que o rumo do ensino é a tecnologia.

Referência









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