Cicera Marcia
Liliane
da Silva
Melissa Valeria
Myckaelly Costa
Railane Santos
Orientador: Yuri Oliveira
Resumo
O presente artigo tem como
proposito compreender a introdução das novas tecnologias na educação, e o seu
contexto histórico. Tendo assim por objetivo averígua a cooperação de tais
tecnologias para o aprendizado.
Mostrando a importância da tecnologia e comunicação dentro da educação,
os desafios encarados por educadores e alunos, o progresso de ensino a
distancia (EAD), e as adversidades existentes para sua implantação. E como e
importante que os gestores e educadores vejam este processo como uma nova
metodologia de ensino. Finalizando trazendo os pontos positivos e negativos que
permeiam todo esse processo.
Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Ensino, Alunos, Facilitação.
Abstract
This article aims to understand the introduction of
new technologies in education, and their historical context. Thus aiming to
ascertain the cooperation of such technologies for learning. Thus showing the
importance of technology and communication within education, the challenges
faced by educators and students, the progress of distance learning (EAD), and
the adversities that exist for its implementation. And how important it is that
managers and educators see this process as a new teaching methodology. Finally
bringing the positives and negatives that permeate this whole process.
Key Word: Education, Technology, Teaching, Students,
Facilitation
O
século XXI tem sido marcado pelo desenvolvimento cada vez maior da tecnologia,
com o consumo maior da informática, e da internet. Atualmente esses recursos tecnológicos têm
sido utilizados como ferramenta para o ensino e aprendizagem, no momento em que
se fala em tecnologia, imediatamente já temos a convicção que seja
computadores, celulares e tabletes; mas na realidade é algo mais além do que isso,
então podemos dizer que é, uma união de atitudes, modos e procedimentos que nos
seres humanos utilizamos em nossas ocupações.
Através disso podemos comprovar que a tecnologia sempre foi usada, desde
o uso da madeira para os meios tecnológicos, segundo alguns estudiosos, como o
filosofo Demerval Bruzzi. A realidade e que as tecnologia sempre existiu, desde
os primórdios, quando o ser humano começou a criar recursos para facilitar a
sua sobrevivência.
Na área educacional não foi
diferente, a comprovação disso e o processo de ferramentas que foram criadas
através do tempo, que serviu para o ensino aprendizagem dos alunos, o
surgimento do quadro negro e outras tecnologias como o lápis, a calculadora,
caneta esferográfica e várias outras até chegarem a utilizar a tecnologia como
um meio de informação e comunicação. E com todas essas descobertas logo os
alunos passaram a criar materiais e compartilhar pelos computadores e
dispositivos móveis.
Com todos esses surgimentos, os docentes e
professores criaram um meio de discussões e lugares para fala, e para facilita.
Como exemplo a criação das provas online e grupos de redes sociais que também
são palcos de ensino, esses espaços permitem que os alunos se expressem por
diversas mídias como imagens, textos, vídeos. Que a tecnologia e indispensável
para a educação isso já sabemos, pois a privação desse entendimento vem criando
no mundo contemporâneo a mesma isenção que o analfabeto sofre no mundo da
escrita. Sem esquecer que o educador tem que sempre esta disposta a se inovar,
pois não resta duvidas que a utilização da comunicação online atenda ás novas
necessidades dos alunos.
Tecnologia no método de
ensino e aprendizagem
A metodologia
de ensino e de grande importância, pois com ela os professores conseguem
administrar e deixa suas aulas mais interativas e seus alunos cada vez mais
entusiasmados. E com o avanço da tecnologia muitas escolas resolveram implantar
novos métodos de ensino, a utilização da informática e da internet, deu o livre
acesso e facilitação a estudantes a se comunicar e apresenta varias informação
em apenas um único meio de acesso. Isso facilitou muito, até fora do ambiente
escolar, à acessibilidade a conteúdos como pesquisas, videoaula que ajudar
muito na hora dos estudos e muitas outras ferramentas que só contribuir para a
construção do conhecimento, em qualquer lugar do mundo.
No aprendizado podem ser apresentadas diferentes teorias;
inicial seria a de “behaviorismo” que garantir que o aprendizado uma troca de
estímulos, essa teoria foi proposta por John B. Watson em meados do século XX,
sendo a outra forma de aprendizado a “epistemologia genética” por Jean Piaget
em meados do século XX, que diz que o aprendizado e uma combinação de
estruturas inerentes de uma pessoa e uma interação dela com o objeto de estudo.
O aprendizado não só uma repetição, mas também de um processo de construção e
reconstrução, fazendo sempre o possível para cumprir as mudanças propostas.
Impactos
e os seus desafios
São muitos os desafios encontrados com a chegada da
tecnologia no sistema educacional, entre eles estão à apropriação dos
educadores, o compromisso de está sempre dispostos a mudar e se atualizar, pois
a tecnologia está em constante desenvolvimento. Já e evidente que não e mais
possível controlar a rapidez da informação, que vem levando a educação e o
conhecimento, onde antes era impossível chegar. Essas novas práticas
tecnológicas vieram trazendo certo tipo de inquietação e um tipo de concepção
errada de uma parcela grande das pessoas, que, não possa existir uma maneira
diferente de se educar.
Novas metodologias foram criadas para a facilitação e a
promoção do ensino com qualidade e rapidez, oferecendo mais fontes de pesquisas
e formas diferentes de aplicar o conteúdo, não e diferente fora do meio
escolar. Segundo pesquisas as ferramentas mais utilizadas foram do ambiente
escolar são tecnológicas, alguns alunos afirmam que lá encontram todo apoio e
descomplicação com conteúdos da internet, vídeos aulas e muito mais. Nem todos
os educadores vêm com bons olhos todo esse livre acesso á toda essa facilidade,
muitos acreditam que só as aulas explicativas sejam necessárias, não
desmerecendo esses recursos que nos trouce e nós trazem resultados incríveis,
mais a verdade que e necessário evoluir.
Que a união da tecnologia com a
educação e um desafio isso já sabemos, e uma tarefa difícil que exige
preparação e condição, pois a falta de estrutura também impede que essa
evolução aconteça. Com alunos cada vez
mais conectados com a área digital e desconectados com a aula, educadores tem
cada vez mais procurado modificar
algumas metodologias e maneiras para manter a curiosidade e atenção dos
alunos. Mais só isso não e necessário,
não adianta só os professores procurar modificar suas formas de ensina se os
alunos não procuram se policiar só os educadores não resolvem. Deixando claro
que as novas tecnologias não tomam o lugar do professor, podem ate chegar a
modificar algumas funções mais nunca o substitui.
Educação
à distância
O EAD (ensino à distância) é um método de ensino educacional
flexível, transmitido pela internet através de computadores, celulares, etc.
Que Foi criado no século XVIII, no ano de 1728 em Boston Estados Unidos, pelo
professor Calebe Philips. Segundo alguns estudos o primeiro curso relatado no
Brasil, surgiu no ano de 1904, feito através de correspondência, mais em 19 de
dezembro do ano de 2005 foi incluído oficialmente no decreto N° 5.622.
Esse método proporciona tanto para os professores quanto
para os alunos, comodidade e inovação, pois os alunos e os professores não
precisam estar no mesmo ambiente para ensinar e aprender. Diferente das aulas
comuns que tem um horário específico para cada matéria, os alunos fazem seu
próprio horário.
O EAD foi só
aprimorando ao longo do tempo, mas com o mesmo objetivo que é compartilhar
conhecimento a todos em qualquer hora e graças à tecnologia temos acesso aos
mesmos conteúdos que temos nas salas de aula, e quem sabe até mais. Hoje em dia
o Brasil possui mais de dois milhões de pessoas inscritas nesse sistema. Vale
ressalta que o diploma da EAD vale o mesmo do ensino convencional. Porém só se
pode aprender se o aluno (a), realmente se interessar e, se dedicar totalmente,
e se o professor for realmente capacitado.
Problemas
para a implantação
O avanço da tecnologia e a grande participação
dentro de atividades diárias da educação trouxeram melhores formações de ensino
para
os alunos e aulas diversificadas para o melhor ensinamento. Contudo ainda é um assunto com muitos questionamentos direcionado ao custo preciso para a instalação desses equipamentos. (Não podendo especifica-los, pois cada escola tem uma base de funcionamento diferente), também a condição das escolas, a falta de preparação de alguns educadores e a carência de entendimento ao assunto em questão. Fatos também sobre escolas sem o espaço necessário, e dificuldades para conseguir os equipamentos. O posicionamento de alguns alunos e a imaginada questão de que os professores serão substituídos pelos novos equipamentos.
os alunos e aulas diversificadas para o melhor ensinamento. Contudo ainda é um assunto com muitos questionamentos direcionado ao custo preciso para a instalação desses equipamentos. (Não podendo especifica-los, pois cada escola tem uma base de funcionamento diferente), também a condição das escolas, a falta de preparação de alguns educadores e a carência de entendimento ao assunto em questão. Fatos também sobre escolas sem o espaço necessário, e dificuldades para conseguir os equipamentos. O posicionamento de alguns alunos e a imaginada questão de que os professores serão substituídos pelos novos equipamentos.
Com a devida ajuda dos
professores interessados em aprimorar seus ensinos, e auxilia os seus alunos
nessa nova fase, e com a ajuda dos mesmos para a facilitação da nova
experiência e interesse, podendo assim deixar mais fácil à adaptação, começando
por meios de tecnologias mais atuais como: (Seminários, projetos, atividades
online). Assim podendo ir criando novas ideias, com menos custos e menos prioridade
de espaços para melhor experiência. E
com isso respondendo cada vez mais perguntas, melhorando os meios de ensino,
adaptando-se a nova atualidade e podendo conquistar espaço e confiança das
pessoas, ganhando mais oportunidades nas escolas, com cada vez mais ideias para
serem aprimoradas e levadas com certeza de soluções para outros pontos de
instrução e educação, causando cada vez mais atrativo a eficácia e a
diversidade no ensino com a tecnologia.
Benefícios
trazidos por esse processo
Do ensino básico ao médio, a
educação é uma área que se beneficia com processos tecnológicos e cada vez mais
está conectada aos nossos dia-a-dia, alguns dos principais benefícios podemos
destacar a melhoria na qualidade de ensino. Essa tecnologia traz possibilidades
dos alunos se aproximarem um do outro e se interessa mais pela aula procurando
mais informações sobre o assunto, a aula fica mais interessante na escola há
vários alunos que desistir de estuda por conta que acham algumas aulas entediante
e desnecessárias, mas com os avanços da tecnologia alguns começam a ver a aula
mais interessante, e até estimula a busca pelo conhecimento.
A facilitação e tão grande que alguns
professores decidem fazer seus trabalhos utilizando diferentes plataformas,
como o blog, até mesmo a plataforma do aplicativo Facebook como facilitação
para a comunicação de trabalhos, provas-online sem a precisão de o aluno sair
de casa. A produção de artigos já visando preparar seus alunos para uma futura
carreira acadêmica, e sem falar que já estimula o aluno a ter contato com meios
tecnológicos. Esses benefícios citados a cima e muito
importante para o ensino como também tornar as aulas mais interessantes, e
provocam a curiosidade e concentração dos alunos, e melhora o rendimento, e
auxilia os educadores a dinamizar as aulas e contribuem para o aproveitamento
escolar extraclasse. E muito importante uma ferramenta como essa que dinamizar
o processo de ensino aprendizagem, e aplicado de modo responsável e criativo, e
traz diferentes benefícios para alunos e educadores.
Conclusão
Vivemos em um mundo globalizado, onde existir as mais
diversas tecnologias para aperfeiçoar inúmeras áreas. A introdução da
tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e um período de transformação
de mudanças e de quebra de padrões, e que ser for aplicada da maneira correta
podem trazer benefícios para alunos e para toda uma gestão educacional. Mais
para a inserção dos recursos tecnológicos acontecerem no ambiente escolar, e
indispensável à colaboração tanto dos docentes quanto dos educadores. O aluno
do século XXI e nato na aria digital, parece ter dons para lidar com meios
tecnológicos, por isso e necessário que o sistema educacional intenda a importância
de se adequar esse processo, pois tudo indicar que o rumo do ensino é a
tecnologia.
Referência
https://www.resumoescolar.com.br/portugues/educacao-e-tecnologia/
Link do Vídeo: https://youtu.be/nUXO7IGNXsM
Link do Vídeo: https://youtu.be/nUXO7IGNXsM
Nenhum comentário:
Postar um comentário